Close

13 de setembro de 2018

VOCÊ JUIZ OU RÉU?

Atualmente vivemos em uma sociedade alienada pelos aplicativos digitais, cada um de nós julgamos que um ou outro aplicativo foi feito especialmente para facilitar a nossa vida, sem essa ferramenta não conseguimos ir adiante, e esquecemos que somos humanos e podemos viver sem ela. Com alguns anos de atividades um destes aplicativos nomeado de watshapp tem facilitado a vida de muitos, e tornada à vida de outros um verdadeiro tormento. Esquecemos de viver, de conviver um frente ao outro e nos tornamos reféns deste aplicativo, que encurta distâncias, possibilita comunicação virtual instantânea e mais barata, nos torna mais corajosos e compartilhamos nossa vida, somos capazes de julgar e ser julgados, vivemos presos a ele, e ansiosos para ouvir o som de uma nova mensagem.


Hoje em dia com o simples objetivo de comunicação os condomínios estão criando grupos no aplicativo watshapp para facilitar a troca de informações entre os moradores, esta ferramenta tornou um meio de comunicação muito prático para os condôminos/moradores de condomínios, pois proporciona uma rápida divulgação de comunicados, editais, avisos. Este aplicativo deveria proporcionar realmente uma simples comunicação fácil e ágil, mas acompanhamos que tem servido para diversas acusações aos síndicos e corpo administrativo do condomínio, ele tem servido para que os moradores possam julgar os serviços prestados ou não, tem servido para denegrir a imagem de moradores, prestadores de serviços e corpo diretivo, tem servido para falar mal dos funcionários do condomínio, dos serviços terceirizados, tem servido até para fofocas, tem servido para discussão sobre a prestação de contas, e se esquecem que estes assuntos não se discutem por aplicativos.

Muitos condôminos/moradores se sentem o dono da situação e agem como um verdadeiro juiz, com a razão de tudo o que pensa de bom ou ruim sobre o condomínio que reside e quem o administra, porém, sequer participam de assembleias, de reuniões administrativas, não participam das comissões de acompanhamento/melhorias do condomínio, não apresenta soluções para uma melhor administração do condomínio e alguns casos ainda são inadimplentes. E o que o watshapp tem haver com isso? Ele proporciona a coragem, pois podemos falar o que pensamos, podemos acusar, podemos julgar sem ao menos conhecer as pessoas as quais envolvemos na nossa constante busca em apontar o próximo. Em outros casos o watshapp serve para se defender das acusações apontadas, como por exemplo: uma administração falha do síndico, ou o morador da multa que julgou não ser digno da advertência, os inadimplentes para reclamar das cobranças recebidas, dos juros altos, entre outras milhares de exemplos para garantir sua condição de réu. Nestes casos moradores/condôminos utilizam se de muitos argumentos para se sentir defendido e se esquecem de averiguar a veracidade das informações e causam um verdadeiro transtorno no grupo de watshapp criado, e um aplicativo que poderia servir de comunicação, rápida clara e objetiva, se torna a arma certa, rápida, fácil e barata de julgar e ser julgado, é mais fácil utilizar o aplicativo do que estar presente na assembléia do condomínio a qual você precisa apresentar dados concretos, demonstrar competência e comprovar como administrar com ética, eficiência e eficácia um condomínio. E toda essa onda de aplicativos os condôminos se esquecem de cuidar do patrimônio, do condomínio o único bem em comum e que foi a razão do grupo de watshapp.

 

E VOCÊ tem sido Juiz ou Réu?

 

Autora – Patrícia De Sousa Raimundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *